Translate here

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Semestre na pandemia

Esse foi o segundo semestre durante a Pandemia do Covid-19. Para controlar o aumento de casos e ao mesmo tempo não atrapalhar o progresso dos alunos foram propostas aulas práticas somente uma vez na semana respeitando todas as medidas do ministério da saúde.

Para as aulas práticas de eletrônica eu preparei um kit que os alunos levaram pra casa e trabalharam em seus projetos. Uma hora na semana não era suficiente para terminar todos os projetos.

Nas nossas aulas práticas no laboratório, eu supervisionava e tirava dúvidas, mas a maior parte dos projetos eles fizeram cada um no seu ritmo em casa. Todos trabalharam muito e no final entregaram dentro do prazo. Eles enviavam um vídeo do circuito funcionando e um arquivo com os códigos e foto das conexões para avaliação.

Meu outro curso de programação foi totalmente online. Eu preparei testes práticos de programação todas as semanas, mas inicialmente nem todos estavam participando, pois não valiam nota. Quando começaram a valer eles começaram a colar.


O monitoramento de provas com cameras e compartilhamento de telas previne a má conduta acadêmica até certo ponto, mas não dá pra fazer em todos os testes devido a recursos limitados.

Então tivemos que aprender como fazer testes com diferentes tipos de perguntas que reduzem as chances dos alunos colarem entre si, mesmo sem serem monitorados. As perguntas são selecionas aleatoriamente de um banco de dados, a ordem é diferente para cada aluno também. O aluno só pode responder uma pergunta de cada vez, a que está aparecendo na tela no momento. Não pode voltar pra perguntas anteriores. Isso significa que se ele não sabe responder, tem que tomar a decisão de passar pra próxima pergunta ou tentar mais um pouco dentro do tempo limitado. O uso de um navegador seguro também previne copiar e colar.

Até a gente chegar nesse modelo ideal de teste online, tivemos muitos problemas pelo caminho:
  • Notas muito altas quando os testes estavam muito fáceis
  • Notas muito baixas quando o tempo era muito limitado.
  • E algumas questões copiadas entre os colegas.
Foi bem estressante no começo, mas no final aprendi muito sobre ensino online e recebi feedbacks positivos e outros construtivos. Todo o trabalho em desenvolver testes e banco de dados de perguntas nesse semestre vai ser reaproveitado nos anos seguintes.

quinta-feira, 16 de julho de 2020

Final do Semestre e férias de verão

Triste de saber que não vou viajar pro Brasil nessas férias. Devido às restrições de viagem regulamentadas pelos governos é melhor não arriscar. O tempo necessário pra ficar de quarentena na ida e retorno e a possibilidade de ter que trabalhar em isolamento em casa sem salário não são incentivos. 

Vou aproveitar o verão pra estudar para as matérias que vou ensinar no semestre seguinte que vai começar em setembro. Vou ensinar dois novos cursos, programação de computadores e sistemas embarcados (embedded systems - soa tão estranho em português!). 

Peguei um livro e um kit emprestado da escola politécnica para praticar em casa. Yasmin tem curtido passar as manhãs apertando os botões e colocando os ítens "pequeninininhos" dentro e fora das caixas. Usei um brinquedo de tartaruga ninja conectado a um motor e foi um sucesso. 


Também relembrei e aprendi bastante sobre programação de computadores. Sempre tive interesse nessa área, mas nunca explorei além. Fiz estágio no Cepel com programação e meu pai sempre me deixava explorar suas calculadoras e programas de matemática no computador. 

Espero conseguir explorar mais esse ano e quem sabe aprender novas linguagens de programação. 

quinta-feira, 11 de junho de 2020

Criação do perfil profissional no instagram

Eu sempre escrevi aqui no blog em português sobre a minha vida e carreira. E gosto de poder olhar pra trás e rever os detalhes que a memória esquece também. Lembro de no começo escrever pouquinho e sempre. Agora com menos frequência mas tento escrever com bastante conteúdo (e algumas fotos). 

Na verdade eu criei esse perfil profissional no instagram para que eu pudesse postar minhas coisas “nerds” ou de engenharia. 

Aí depois pensei em outras razões: eu acabava postando só coisas da Yasmin e gostaria de reduzir a exposição digital dela. Gostaria que meus alunos me seguissem e talvez inspirar outras meninas a fazer engenharia. E outros alunos a se aventurarem em elétrica ou eletrônica. 


Fez mais sucesso do que eu esperava, tenho seguidores do mundo inteiro que interagem e fazem ótimas perguntas e comentários. Meus alunos me deram feedback positivo e dizem que aprenderam muito comigo na sala de aula e ainda mais nas redes sociais.


Espero que eu tenha criatividade para manter a conta ativa. Tenho idéias de postar sobre a minha carreira e o dia-a-dia de professora de engenharia. Quem lê esse blog já deve saber de tudo sobre a carreira (talvez menos aspectos técnicos). Inclusive eu olho a história aqui pra me inspirar!


@ana_ferraz_bp



segunda-feira, 25 de maio de 2020

Meu aniversário no isolamento social

O aniversário da Yasmin e do Ahmed não foram comemorados em grande festa. Cancelamos a casa de festa da Yasmin e Ahmed não fez o churrasco que queria. 

O meu aniversário caiu também no início dessa Pandemia e não poderia ser diferente. Fizemos um bolinho com os avós da Yasmin. Não encontrei nenhuma das minhas amigas e nem fizemos um dia no clube com vinho, pois tudo está fechado. 


Eu gosto muito de comemorar meu aniversário, considero uma desculpa para encontrar todo mundo e comer bolo. Mas entendo a situação que está acontecendo no mundo todo e acho importante prevenir a propagação do vírus. Comemoraremos em dobro no ano que vem. 

Ganhei de presente uma linda máquina de café Dolce Gusto e curto todos os dias o meu café expresso. 




sábado, 25 de abril de 2020

Mudança durante a Pandemia

Nos distraindo durante a mudaça
Aproveitando os preços em queda dos alugueis por causa do coronavírus, decidimos mudar para um apartamento maior.
O novo apê é na mesma rua, num prédio pequenino de 4 andares.

No início estávamos achando uma loucura essa mudança, mas logo no primeiro dia (no meio da bagunça das caixas) já dava pra sentir que o apê novo é muito melhor!
Mais arejado e iluminado, com sol da manhã e da tarde, paredes brancas e um quarto extra pra meu escritório.
Última foto no prédio antigo

Yasmin ganhou uma cama nova e mais espaço no quarto dela pois retiramos umas cadeiras antigas e desmontamos o berço.
Eu preparei um escritório caso eu precise dar aulas em casa durante essa pandemia. Como o escritório é espaçoso, usamos o espaço pra colocar almofadas e montar uma sala árabe. Agora que temos essa sala árabe quase não usamos mais a sala normal! Yasmin gosta de pular nos colchões e mudar as almofadas de lugar.
Sala árabe em progresso

Essa semana foi muito cheia de atividades relacionadas à mudança, por isso em 2 dias já não havia mais caixas e em 5 dias já estava tudo no lugar e instalado!

Dei a minha primeira aula dentro do meu escritório! Foi uma sensação estranha trabalhar em casa oficialmente.

A mudança, na verdade acho que foi uma ótima ideia, pois nesse momento único na história temos que ficar o máximo possível em casa. Porque não estar numa casa mais confortável?

quarta-feira, 1 de abril de 2020

Aniversário da Yasmin de 2 anos!

Bolinho com Mamãe e Baba
Aniversário no meio de isolamento social por causa de uma pandemia mundial não é a melhor coisa...

Eu tinha planejado comemorar numa casa de festas com tema, muitos amiguinhos, comida, brindes.

Mas o mundo tinha outros planos pra 2020 e o aniversário dela teve que ser adaptado.


Decoração na casa da vovó Angela no Brasil
Começamos o dia com um bolinho (cupcake) em casa com duas velinhas. A vovó Angela mandou um vídeo lá do Brasil cantando parabéns e a Irene também. 
Esses vídeos foram a trilha sonora do bolinho! Cantamos umas 30 vezes pois a Yasmin toda hora pedia "mais mais" ou "more more". 

Yasminnie Mouse
O resto do dia foi todo de brincadeiras e atividades. Brincamos de massinha, lego, pulando no sofá, fomos andar de triciclo na rua, etc. 

Tive uma reunião online no meio do dia, Yasmin me deixou trabalhar enquanto assistia desenho quietinha ao meu lado. 

No final de semana comemoramos de novo o aniversário da Yasmin na casa da avó. O tema foi Minnie Mouse e Yasmin curtiu muito. 
 Ela ficou muito brava quando as tias tentaram filmar e tirar foto dela. A gente teve que distrair e tirar a atenção das câmeras pra conseguir cantar o parabéns. E depois tivemos que assoprar a vela 20 vezes...


Decoração na casa da avó Seema em Bahrain

domingo, 29 de março de 2020

Ficando famosa!

Um belo dia eu estava apresentando minha aula online sobre expansão em séries de Taylor na sala vazia no campus da Politécnica (pois os alunos estão em suas casas com seus computadores).

Depois de 10 minutos, um funcionário de Marketing entrou e perguntou se podia fazer um vídeo curtinho pra divulgação. Eu fiquei tímida pois não tinha me preparado pra isso, fiquei surpresa. Realmente ele foi bem rápido, deve ter filmado uns 30 segundos no máximo e desapareceu. Eu nem parei a aula, quando percebi ele já tinha ido embora.

Instagram da Politécnica


No dia seguinte recebo uma mensagem da minha mãe sobre um post no Instagram da Politécnica. O post era um vídeo de 10 segundos com uma mensagem motivacional chamando os professores de nossos heróis. Bem emocionante. Todos os dias eles mostram um professor diferente com uma mensagem diferente. #OurHeroes #NossosHeróis

Estamos fazendo parte de um momento único na história do mundo e essas mensagens fazem a diferença pra nós professores que não paramos um minuto.  

Jornal "O País" de Bahrain
Jornal "Os Dias" de Bahrian
Dois jornais aqui em Bahrain divulgaram o trabalho da Politécnica de migração das aulas para online e usaram a minha imagem escrevendo no activBoard. Esse quadro é um quadro branco interativo onde podemos escrever normalmente e os alunos assistem em tempo real no computador deles. Uma ferramenta ótima que sempre tivemos disponível nas salas de aula e eu nunca tinha usado todas as funcionalidades. 

O mais legal de isso tudo é que meus alunos ficaram orgulhosos de me ver nas redes sociais. Dias depois recebi um email de agradecimento da vice-presidente sobre os comentários dos alunos no meu vídeo. Agradecendo meu trabalho árduo e que o feedback dos alunos diz tudo sobre um professor. 

segunda-feira, 23 de março de 2020

Quarentena em Bahrain

Pilates em Casa
Oficialmente só agora começou o isolamento social em Bahrain, pois todos os lugares para entretenimento fecharam. Ahmed de vez em quando ia jogar uma sinuca, eu ia ao pilates e jogar tênis no clube, Yasmin ainda ia brincar no parquinho ao ar livre. Agora todos interditados. 

As aulas online na Politécnica finalmente estão melhorando. Depois da primeira semana desastre em termos técnicos, agora está funcionando normalmente. 
Atividades da escolhinha
Recebo feedback positivo dos alunos e sinto que eles estão engajados e interagem bastante durante as aulas. Tenho feito muitos treinamentos e cursos pra melhorar a didática online e como avaliar os alunos. Espero terminar antes da semana de provas deles, porque eu ainda não tenho ideia de como fazer uma prova de cálculo online...

Comecei a fazer aulas online de pilates e gostei muito. Fiquei dolorida uns 3 dias! O tênis eu parei, mas ainda consigo dar umas voltas de bicicleta durante a semana. 

Isso não mudou muito :)
Yasmin até que está se adaptando a nova rotina "indoor". Tem dormido bem e acorda todos os dias quase no mesmo horário. Nem preciso colocar despertador.  De manhã assistimos o vídeo que as professoras da escolinha mandam com musiquinhas, historinhas e atividades. Já estou montando um portfólio de atividades da quarentena feitos pela Yasmin! Está cheio de colagens, desenhos, pinturas, etc. 

Uma pena que essas atividades duram pouco e nem sempre temos paciência ou criatividade pra entreter a Yasmin o dia inteiro. Ela nunca assistiu tanta tv como essas duas semanas. Fico me sentindo mal pois gostaria de disponibilizar mais atividades pra ela, mas devido essas circunstâncias não temos muitas opções. 
A única coisa que não mudou foram as conversas pelo Skype com a vovó Angela, pois esse sempre foi o nosso meio de comunicação entre Bahrain e Brasil!

quarta-feira, 18 de março de 2020

Progresso do Coronavírus em Bahrain

Semana passada ocorreu a primeira morte aqui em Bahrain de uma mulher de 65 anos. As medidas de contenção do vírus ficaram mais rigorosas: fecharam academias, clubes, bares, esportes indoor e qualquer lugar que reunisse mais que 20 pessoas. Restaurantes só pra entrega em casa. Todas as empresas foram estimuladas a maximizar o número de funcionários trabalhando em casa e realizar reuniões online.
As escolas e universidades vão continuar fechadas sem previsão de abertura. Isso significa que vamos continuar as aulas online todo o semestre. Antes só havíamos preparado duas semanas de material online. Agora vamos converter todo o curso e preparar vídeos e projetos para serem feitos a distância. Também precisamos pensar em soluções pra outro desafio: como aplicar provas pros alunos. Estou nervosa mas também animada pra essa nova fase.

Evolução Brasil & Bahrain
Como eu disse num post anterior, o governo de Bahrain tomou medidas bem rápidas pra conter o avanço da doença nesse país tão pequeno, onde todos sempre ficam gripados no inverno. Muitos vieram do Irã onde o contágio do vírus estava começando a crescer descontrolado. Poderia ter sido um desastre...

Se compararmos com o progresso da doença no Brasil, a curva de bahrain tem o crescimento bem mais suave. 
Eu no começo fiquei um pouco brava com esse vírus, pois as escolas fecharam um dia depois que a Yasmin foi pra escola sem chorar pela primeira vez.
Agora entendi que o crescimento precisa ser suavizado pra o sistema de saúde conseguir lidar com o número de casos e evitar casualidades. 
Agora vejo o resultado de como medidas de controle iniciais rápidas são eficientes. No início todos falavam medidas "exageradas" e hoje são sensatas.
O governo também vai pagar todas as contas de luz e água, adiar por até 6 meses empréstimos e cartões de crédito. 
Agradeço por morar num país que dê esse apoio para seus cidadãos. Desejo e espero que o Brasil tome medidas "exageradas" para no futuro serem consideradas "sensatas" pela população.

segunda-feira, 16 de março de 2020

Primeira aula online de verdade

A experiência da aula teste na semana passada foi boa, mas a primeira aula oficial nem tanto assim...
Por causa do grande número de alunos e professores online to site da politécnica, o servidor não aguentou e tudo ficou fora do ar.
Os primeiros 20 minutos foram bons, até recebi uma visita do CEO com fotógrafo oficial e tudo. Uma pena que depois de 25 minutos o sistema caiu.
Eu enviei um email pros alunos com uma atividade e nos encontramos de novo depois de uma hora. Resolvi alguns exercícios mas acho que fiquei nervosa com a falta de estrutura da rede e internet. Alguns alunos também demonstraram certa frustração.

Me lembrei dos tempos de operações remotas lá no meio do deserto do Omã. Todo o sistema e controle remoto estavam funcionando, o único problema era a velocidade da conexão. Implementar um sistema remoto para operar sozinho e ajudar engenheiros no campo também tinha outro problema: ninguém acreditava nesse novo sistema.

A mesma coisa está acontecendo agora com as aulas online. Muitos professores não acreditam que essa plataforma pode dar certo. Mesmo que seja temporária. Acho que faz parta da nossa profissão nos auto-avaliar e procurar por alternativas.
Nesse caso, não temos muitas escolhas por causa da isolação social necessária para evitar o contágio desse novo vírus. As aulas online podem ajudar os alunos a serem mais independentes e melhorar a qualidade de seus estudos em casa.

Hoje o setor de TI sugeriu outras alternativas para não sobrecarregar o servidor então estou otimista para as próximas sessões.

quinta-feira, 12 de março de 2020

Primeira Aula Teste Online

Foto da primeira aula teste
Essa semana todos os professores foram incentivados a dar uma aula online teste com seus alunos. 
Como eu tinha passado alguns exercícios pra casa na semana anterior, resolvi fazer uma revisão online teste.
Planejei chegar uns 15 minutos antes na sala de aula (vazia) pra preparar o computador e o projetor. O projetor é conectado ao computador e podemos escrever com uma caneta especial na parede e as anotações vão pra tela do computador.

Abri a sessão e um aluno entrou, fizemos o teste do vídeo e áudio e em dois minutos outros alunos passaram a entrar. No final participaram 13 alunos, de 43 que foram convidados, pois não era obrigatório.

Minha primeira impressão foi de estranhamento, dar aula numa sala vazia é estranho. 
Depois fiquei um pouco nervosa porque não consigo ver os alunos e eles não respondem com o microfone, escrevem mensagens de texto e não as vejo imediatamente. 
Uns instantes depois, fiquei um pouco confusa, pois ao escrever no projetor tenho que sair de frente do computador e da câmera e não consigo ver os exercícios. Cometi uns dois erros resolvendo as equações, mas os alunos que estavam prestando atenção me corrigiram rapidamente. 
Mas no final, fiquei esperançosa pois recebi feedback positivo dos alunos e também porque senti que eles estavam engajados durante os exercícios. Uma aluna até mandou um email super animada pra semana que vem e perguntando sobre a gravação da sessão.
O meu medo não são esses alunos que normalmente já prestam bastante atenção, mas sim os alunos que precisam de mais apoio. Como vou perceber que eles estão ficando pra trás?

Essa semana tudo pode acontecer, mas tenho que admitir que estou animada e também um pouco ansiosa para essa nova experiência. 

quinta-feira, 5 de março de 2020

Treinamento para Aulas Online

Treinamento online no trabalho
Há rumores de que o cancelamento das aulas será estendido por mais 2 semanas ou na pior das hipóteses até o final do semestre.
Pra não atrasar os estudos dos alunos estamos fazendo o possível para converter alguns materiais pra acesso online e estudo dirigido em casa.

Essa semana tivemos um treinamento pra dar aulas online e foi divertido. Não é tão prático quanto dar aulas em pessoa e alguns conteúdos como laboratórios e equipamentos práticos não podem ser ensinado assim. Mas a teoria pode ser ensinada online o máximo possível. 

Por exemplo, os alunos tem um curso onde eles projetam e montam um carro de verdade. A montagem com certeza não pode ser ensinada online, mas a teoria do projeto sim. O meu curso de cálculo 2 pode ser adaptado pra aulas online, mas o projeto em grupo prático não.

Prática com Renato, Irene e mamãe.
Pra praticar as funções do software e o ponto de vista dos alunos, fiz uma "aula" online com Renato e Irene, até minha mãe entrou de penetra ao ver o link no nosso grupo.

Aprendi bastante com o Renato pois ele faz uma pós online na FGV e me deu várias dicas de como os professores dele fazem. A Irene me deu o feedback de um aluno sem experiência com aulas online. Foi um "skype" muito produtivo!


segunda-feira, 2 de março de 2020

Como entreter a criança em casa?

Yasmin sem escola e eu trabalhando em casa (só na hora que ela dorme na verdade) temos que ser muito criativos pra distrair a criança o dia inteiro. Quando nada mais funciona o último recurso é a televisão. Temos que tomar cuidado, pois até a televisão também deixa a criança entediada e aí precisamos ser mais criativos ainda...

Os mesmos brinquedos são chatos, então escondo alguns e coloco na prateleira uns dias depois como se fosse novo. Ajudar com as coisas da casa como fazer o café da manhã, cortar as frutas, fazer a mesa, já distrai por alguns momentos e ela fica super orgulhosa sendo prestativa. 
Todos os dias, escrevemos bom dia no quadro negro e pergunto o que ela quer desenhar. Hoje ela pediu pra desenhar 3 xícaras de café, uma pro pai (com uma flor), uma pra mim (com uma estrela) e uma pra ela (com um coração, mas não pintamos de preto dentro pois ela não quis o café de mentira).

Essa semana a escola da Yasmin passou uma atividade pra cada dia. São bem simples e legais, como colagens, pintura com algodão, recortes coloridos, entre outros. Essas atividades aumentaram o meu repertório de brincadeiras criativas pra fazer em casa e ainda me deram novas ideias.

Alguns dias vamos pra casa da avó ou pra casa da tia que tem um parquinho pequeno no condomínio. Estamos evitando sair, mas um dia ou outro vamos no mercado ou num restaurante aqui perto.
Espero que esse vírus saia de Bahrain rápido pra voltarmos ao trabalho e escola!
Pintura
Caixa, cores, livrinhos
Arroz e panelinhas



Quadro negro

Massinha
Bom dia no quadro branco

sábado, 29 de fevereiro de 2020

Coronavírus em Bahrain

Desde que essa epidemia de coronavírus começou, as pessoas entraram em pânico no mundo. 
É uma gripe mais contagiosa que a gripe comum, com risco de complicações maiores. Mas não estou aqui pra falar do vírus e sim o que mudou aqui na nossa vida em Bahrain.

É bem difícil evitar o contágio num país tão pequeno como Bahrain. Quando uma pessoa tem uma gripe aqui todos ao redor ficam gripados. Mês passado todos aqui em casa, eu, Yasmin, Ahmed até a empregada ficamos doentes, na escola da Yasmin todos com nariz escorrendo também.

Porém o governo tomou diversas medidas de controle bem rápidas e parece que conseguiu segurar o contágio do vírus pra população em geral. Eles passaram a verificar todas as pessoas que pousaram no aeroporto de voos vindo de países com muitos casos. Criaram uma central telefônica só pra receber ligações sobre o vírus. Eles são responsáveis pra informar, agendar e direcionar pra hospitais e clínicas se necessário. Eles também tabelaram o preço de máscaras e álcool em gel, pois os preços estavam aumentando com a demanda. 
Cancelaram as aulas de todas as creches, escolas e universidades particulares e públicas do país por duas semanas. Cancelaram eventos de grandes aglomerações como um centro de convenções. 

A politécnica está discutindo a possibilidade de dar 2 semanas de aulas online pros alunos não atrasarem seus estudos. Semana que vem teremos treinamento pra converter uma parte do nosso curso pra online. Alguns cursos são quase impossíveis de entregar online porque temos muitas aulas em laboratórios e trabalhos em grupo usando o método ABP (aprendizagem baseada em problemas). Mas faremos o possível pra não atrasar o semestre dos alunos.

Estou trabalhando em casa (com a Yasmin pulando no sofá) aguardando as cenas dos próximos capítulos.
Para distrair, assistimos Netflix e vamos passear no parquinho e casa dos avós. 

Segunda Corrida Spartan

O percurso no deserto

Ano passado participei pela primeira vez da corrida "Spartan" aqui em Bahrain e adorei (corrida de 5km com obstáculos).

Decidi que iria treinar mais e participar no ano seguinte. Acabei não treinando nada, fiquei doente nos últimos dois meses, mas participei mesmo assim. Corri com a Aline numa pequena equipe do grupos dos alemães. 
Carregando baldes de areia

Essa corrida tem obstáculos muito divertidos e outros muito difíceis pra quem está despreparada (como eu). Esse ano foi muito mais longa e desafiante do que o ano passado. 

Em 2019 a corrida foi dentro e ao redor do estádio e esse ano no deserto perto do zoológico e parque aquático.

Os obstáculos artificiais são tipo poças de lama, cordas pra subir, carregar sacos de areia ladeira acima, pular muros, passar em baixo de arames farpados, pular uma cortina de fogo, entre outros! 

Terminamos!
Mas esse ano foi mas cascuda porque ainda havia o deserto e suas montanhas pra escalar e descer. Os obstáculos artificiais podemos "roubar", que seria fazer os "burpees" para pular a prova. O deserto não tem como fugir, tínhamos que seguir em frente sem parar até o final! 
É claro que a cada quilômetro havia uma estação com água e voluntários pra socorrer se alguém passasse mal. 

Conseguimos terminar em quase duas horas de corrida, o dobro do tempo do ano passado, mas ficamos em melhores colocações. 
Pulando a cortina de fogo

Depois da corrida que começou a vida de uma verdadeira guerreira "spartan":
A Aline carregando o carrinho com a Sofia pra cima e pra baixo das escadas pra sair do parque! E eu carregando a Yasmin e correndo atrás dela mesmo toda dolorida da corrida!

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Tendas no Deserto

Yasmin e o Pônei

No inverno de Bahrain é muito comum o passeio até o deserto. O deserto fica até cheio!

Várias empresas levam os funcionários, grupos de amigo alugam tendas, food trucks se instalam por lá.
Esse ano recebemos o convite pra participar de um evento no deserto da Bapco, a empresa de petróleo de Bahrain.

Yasmin na gincana 
O tempo estava bem frio e fomos bem agasalhados. Eu estava usando uma segunda pele e meu casaco que comprei na Europa de lã. 
O evento foi muito legal com churrasco, pipoca, animação, gincanas, castelo pula pula, pôneis, trenzinho e brindes pras crianças e adultos. 
A Yasmin ganhou uma boneca, massinha, balão, pipoca e nós os adultos ganhamos vale-combustível!
Avós corujas

Yasmin foi corajosa e andou de pônei e trenzinho. O preferido foi um carrossel de balanços, não sei como é o nome dessa atração. 
Ela parava de jeito nenhum de ir nesse carrossel. 
O moço responsável pelo brinquedo nem perguntava mais se a gente ia tirá-la e já acionava o botão pra mais uma rodada.

No final comemos churrasco e hambúrguer, Yasmin se deliciou com a pipoca. 
Yasmin e sua pipoca

Como terminou bem tarde pra o horário da Yasmin, na hora da saída já preparamos a Yasmin pra dormir no carro e ela foi direto pra cama de pijama!