Translate here

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Semestre na pandemia

Esse foi o segundo semestre durante a Pandemia do Covid-19. Para controlar o aumento de casos e ao mesmo tempo não atrapalhar o progresso dos alunos foram propostas aulas práticas somente uma vez na semana respeitando todas as medidas do ministério da saúde.

Para as aulas práticas de eletrônica eu preparei um kit que os alunos levaram pra casa e trabalharam em seus projetos. Uma hora na semana não era suficiente para terminar todos os projetos.

Nas nossas aulas práticas no laboratório, eu supervisionava e tirava dúvidas, mas a maior parte dos projetos eles fizeram cada um no seu ritmo em casa. Todos trabalharam muito e no final entregaram dentro do prazo. Eles enviavam um vídeo do circuito funcionando e um arquivo com os códigos e foto das conexões para avaliação.

Meu outro curso de programação foi totalmente online. Eu preparei testes práticos de programação todas as semanas, mas inicialmente nem todos estavam participando, pois não valiam nota. Quando começaram a valer eles começaram a colar.


O monitoramento de provas com cameras e compartilhamento de telas previne a má conduta acadêmica até certo ponto, mas não dá pra fazer em todos os testes devido a recursos limitados.

Então tivemos que aprender como fazer testes com diferentes tipos de perguntas que reduzem as chances dos alunos colarem entre si, mesmo sem serem monitorados. As perguntas são selecionas aleatoriamente de um banco de dados, a ordem é diferente para cada aluno também. O aluno só pode responder uma pergunta de cada vez, a que está aparecendo na tela no momento. Não pode voltar pra perguntas anteriores. Isso significa que se ele não sabe responder, tem que tomar a decisão de passar pra próxima pergunta ou tentar mais um pouco dentro do tempo limitado. O uso de um navegador seguro também previne copiar e colar.

Até a gente chegar nesse modelo ideal de teste online, tivemos muitos problemas pelo caminho:
  • Notas muito altas quando os testes estavam muito fáceis
  • Notas muito baixas quando o tempo era muito limitado.
  • E algumas questões copiadas entre os colegas.
Foi bem estressante no começo, mas no final aprendi muito sobre ensino online e recebi feedbacks positivos e outros construtivos. Todo o trabalho em desenvolver testes e banco de dados de perguntas nesse semestre vai ser reaproveitado nos anos seguintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala comigo!!!