Translate here

domingo, 17 de janeiro de 2021

Mentoria - Destrave sua Vida Financeira

Eu sempre me achei muito organizada financeiramente e também me orgulhava de ter passado tantas dificuldades sem precisar pedir empréstimos ou ajuda de ninguém.

Comecei uma mentoria financeira essa semana e levei um choque. Não sou tão organizada assim…

Não sabia o quanto do meu orçamento estava dedicado às necessidades básicas, quanto estava em supérfluos e quanto estava indo para investimentos. Na verdade acho que nunca calculei nada antes. No início eu tinha um salário alto e nem me preocupava com isso, pois dava pra tudo e mais um pouco. Depois com um salário mais baixo eu tinha uma reserva que me deixava tranquila. Mas e essa reserva, até quando ela vai durar? Se ela é grande demais também atrapalha. Poderia estar em investimentos com maior retorno e me deixou numa zona de conforto sem agir para melhorar.

Aprendi a regra de orçamento 50-30-20:
  • 50% do seu salário deve ser para necessidades básicas,
  • 30% para qualidade ou padrão de vida,
  • 20% para investimentos.
Esses investimentos devem ser de acordo com os meus objetivos. Eu tinha deixado meus objetivos de lado e foi bom parar pra pensar, refletir sobre o que preciso fazer para atingi-los. É claro que os últimos meses foram muitos difíceis mas isso não significa deixar os objetivos pra lá. Mudar objetivos importantes por causa das circunstâncias também não é necessário.

Outra medida importante foi anotar todos os gastos. Eu percebi que estava gastando mais do que o meu salário mensal. Cada gasto uma desculpa diferente. Nosso cérebro nos conforta e dá razões para justificar os gastos desnecessários. É preciso ser forte pra anotar tudo de verdade sem se sabotar.

Somente anotar também não é suficiente, analisar no final do mês e tomar medidas para cortar ou reduzir gastos é indispensável. Aqui em casa, criamos um grupo no whatsapp pra anotar todos os gastos da família, no final da semana colocamos tudo numa planilha e separamos por categorias.

Ainda estou só no começo dessa jornada, mas recomendo essa mentoria pra todos:


Destrave sua vida financeira




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala comigo!!!