Comecei uma mentoria financeira essa semana e levei um choque. Não sou tão organizada assim…
Não sabia o quanto do meu orçamento estava dedicado às necessidades básicas, quanto estava em supérfluos e quanto estava indo para investimentos. Na verdade acho que nunca calculei nada antes. No início eu tinha um salário alto e nem me preocupava com isso, pois dava pra tudo e mais um pouco. Depois com um salário mais baixo eu tinha uma reserva que me deixava tranquila. Mas e essa reserva, até quando ela vai durar? Se ela é grande demais também atrapalha. Poderia estar em investimentos com maior retorno e me deixou numa zona de conforto sem agir para melhorar.
Aprendi a regra de orçamento 50-30-20:
- 50% do seu salário deve ser para necessidades básicas,
- 30% para qualidade ou padrão de vida,
- 20% para investimentos.
Outra medida importante foi anotar todos os gastos. Eu percebi que estava gastando mais do que o meu salário mensal. Cada gasto uma desculpa diferente. Nosso cérebro nos conforta e dá razões para justificar os gastos desnecessários. É preciso ser forte pra anotar tudo de verdade sem se sabotar.
Somente anotar também não é suficiente, analisar no final do mês e tomar medidas para cortar ou reduzir gastos é indispensável. Aqui em casa, criamos um grupo no whatsapp pra anotar todos os gastos da família, no final da semana colocamos tudo numa planilha e separamos por categorias.
Ainda estou só no começo dessa jornada, mas recomendo essa mentoria pra todos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fala comigo!!!