Translate here

segunda-feira, 16 de março de 2020

Primeira aula online de verdade

A experiência da aula teste na semana passada foi boa, mas a primeira aula oficial nem tanto assim...
Por causa do grande número de alunos e professores online to site da politécnica, o servidor não aguentou e tudo ficou fora do ar.
Os primeiros 20 minutos foram bons, até recebi uma visita do CEO com fotógrafo oficial e tudo. Uma pena que depois de 25 minutos o sistema caiu.
Eu enviei um email pros alunos com uma atividade e nos encontramos de novo depois de uma hora. Resolvi alguns exercícios mas acho que fiquei nervosa com a falta de estrutura da rede e internet. Alguns alunos também demonstraram certa frustração.

Me lembrei dos tempos de operações remotas lá no meio do deserto do Omã. Todo o sistema e controle remoto estavam funcionando, o único problema era a velocidade da conexão. Implementar um sistema remoto para operar sozinho e ajudar engenheiros no campo também tinha outro problema: ninguém acreditava nesse novo sistema.

A mesma coisa está acontecendo agora com as aulas online. Muitos professores não acreditam que essa plataforma pode dar certo. Mesmo que seja temporária. Acho que faz parta da nossa profissão nos auto-avaliar e procurar por alternativas.
Nesse caso, não temos muitas escolhas por causa da isolação social necessária para evitar o contágio desse novo vírus. As aulas online podem ajudar os alunos a serem mais independentes e melhorar a qualidade de seus estudos em casa.

Hoje o setor de TI sugeriu outras alternativas para não sobrecarregar o servidor então estou otimista para as próximas sessões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala comigo!!!