Translate here

terça-feira, 28 de agosto de 2012

رمضان

O título para os que não sabem árabe: Ramadã.

Resolvi escrever um post sobre o Ramadã, já que vivenciei os últimos dias desse mês muito importante para os muçulmanos.
O calendário islâmico é diferente do nosso, eles seguem o ciclo da lua e não do sol. Logo, a cada ano o mês do Ramadã é 11 dias mais cedo em relação ao nosso calendário.
Neste mês os muçulmanos devem se aproximar mais da religião, precisam fazer jejum entre o nascer do sol e o por do sol, de comida, de água, de cigarro, de sexo, de palavrões, de pensamentos ruins, etc. É um jejum bem mais completo do que apenas deixar de comer. Devem ser mais generosos e refletir sobre suas atitudes e pensamentos. Vou falar sobre a minha experiencia por aqui, mas para saber mais detalhes sobre o Ramadã clique aqui (inglês) e aqui (português).

Aqui em Marmul, os horários de trabalho mudam e as regras para viagens de carro também. Não é possível começar uma jornada depois das duas da tarde, pois os motoristas estão muito cansados por causa do jejum. Trabalhamos das sete da manhã até uma da tarde sem intervalo de almoço. Depois todos voltam para o acampamento e descansam até o Iftar, a refeição de quebra do jejum quando o sol se põe, por volta das sete horas da noite aqui no Oman. Se temos um trabalho de campo em breve, voltamos à noite para a base, mas se não há trabalho, podemos ficar no acampamento descansando (caso ideal que ainda não aconteceu comigo).

O Iftar aqui em Marmul acontece ao redor da piscina, onde é estendido um longo tapete e várias bandejas de comidas são servidas. Depois da chamada do autofalante com palavras em árabe que eu não sei o que significa, todos quebram o jejum comendo tâmaras e bebendo água ou leite. Depois passam a comer das outras bandejas de comida. Aqui eles tem umas tâmaras muito boas, fresquinhas, recém tiradas das árvores!
Depois do Iftar todos vão para a mesquita para oração.

A primeira refeição, o pré-jejum, o Suhoor acontece antes do sol nascer, algumas pessoas acordam para comer outras não. Aqui nos países do golfo é proibido comer, beber e fumar em público durante esse mês(durante o dia).
O Suhoor lá em Londres acontecia as duas e meia da manhã e o Iftar as nove horas da noite. Imagina ficar tanto tempo sem beber água...

Churrasquinho de Camelo
Depois do mês do Ramadã, vem a comemoração, o Eid-ul-fitr, que é um feriado de 3 dias que as pessoas passam com as famílias e dão presentes (dinheiro) para as crianças. Aqui em Marmul, no acampamento, eles mataram uma vaca e várias cabras para comemorar.

Como eu estava no campo e não no acampamento, aproveitamos para comer churrasco de carne de camelo!



3 comentários:

  1. Adorei a super explicação. Marquinhos tinha falado um pouco da experiencia dele na Arabia. É interessante.

    E qual é o gosto de camelo??

    ResponderExcluir
  2. Seu churrasco de camelo parece muito com o churrasquinho de gato carioca...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por incrível que pareça, tem um gosto parecido com o churrasquinho de gato carioca! Me lembrou muito o churrasquinho que eu comia na esquina do meu colégio em botafogo.
      Mas aqui é bem gostoso por ser diferente, pois é apenas carne temperada com sal. Uma coisa bem rara aqui onde todas as comidas são condimentadas, com curry ou super apimentadas.

      Excluir

Fala comigo!!!