Translate here

sábado, 30 de novembro de 2019

Aprendizado Baseado em Problemas

Grupos menores
Depois de falar tanto da Yasmin, aqui está um post sobre meu desenvolvimento profissional.

Participei de um workshop sobre a metodologia ABP "Aprendizagem Baseada em Problemas "(PBL em inglês, Problem Based Learning) e foi muito interessante.

Nossa equipe
O evento aconteceu dentro da Politécnica mesmo e recebeu palestrantes e participantes do mundo inteiro. Nosso ensino na politécnica é baseado na ABP, mas depois desse evento tive um outro olhar sobre essa metodologia. O evento de uma semana não teve "palestrantes" mas "facilitadores". Na maior parte dos eventos, nós construímos nosso próprio conhecimento em grupos menores. Várias das sugestões podem ser usadas no dia-a-dia com nossos alunos.
Meu certificado
Os nossos cursos têm elementos de ABP mas ainda temos muito o que melhorar. Eu estava com saudades de ser aluna e foi gostoso participar desse evento dinâmico e inovador. Gosto muito dessa metodologia, mas ainda é difícil ter o apoio de todos os professores mais "conservadores" pra aplicar todos os princípios com nossos alunos. Pra finalizar, foi uma semana bem intensa, pois além de participar do evento, ainda tinha que deixar Yasmin na escola chorando, preparar aulas, aplicar provas, pensar no que comer, dormir cedo, etc.

domingo, 10 de novembro de 2019

Saudades da mamãe e nova rotina

Mimo
Quando eu chegava do trabalho todos os dias a Yasmin fazia festinha e ficava abraçadinha um tempão.
Nos primeiros meses ficou gripada, teve dor de ouvido e também uma virose chamada pé-mão-boca que deixou ela bem quietinha.
É claro que quando estava doentinha não ia pra escola, ficava bem incomodada com a dor, quietinha, chorosa, sem comer.
Quando recuperava a diferença era gigante! Começava a pular, brincar de correr e voltava a ficar falante!
As primeiras semanas na escolinha foram muito difíceis pra mim, Yasmin e família. Mas com o passar dos dias, a nova rotina, a imunidade, tudo ficou melhor.
Ela passou a curtir tanto a escola que não conseguíamos tirar o uniforme! No final de semana queria colocar o casaco com o logo da escola!

domingo, 3 de novembro de 2019

Primeiro dia de aula da Yasmin

Antes da escola
O primeiro dia de aula da Yasmin foi muito pior do que eu esperava e adaptação mais ainda.
Minha mãe falou que quando eu era bebê fui pra creche andando, nem olhei pra trás e pronto. Ela disse que quem chorou foi ela porque achou que eu não sentiria falta da mãe.

No fundo, no fundo, eu estava esperando algo assim, apesar de ter ouvido histórias diferentes das minhas amigas. Todas falaram que os filhos demoraram 2-3 semanas pra se adaptar à creche.
A Yasmin chorou de dentro do carro e não parou até 1 hora depois na sala de aula. Fiquei com ela até ela parar de chorar e quando ela parou saí de fininho escondida.
O chorinho de todos os dias
A professora disse que ela chorou quando percebeu que eu tinha desaparecido. Resolvi fazer diferente nos próximos dias. Me despedir e falar que estou indo pro trabalho e esperar um tchau dela. 
Alguns dias ela chorava, outros ela fazia escândalo, outros ela apenas resmungava. Sei que ela estava gostando da escola porque as professoras falavam que ela só reclamava por 1-2 minutos e depois passava o dia ótimo interagindo com as outras crianças.
Resumindo,  ela chorou pelos próximos 5 meses na hora que eu ia embora... Até que um dia que ela subiu as escadas sozinhas e me deu tchau, foi feliz sozinha com as crianças e professoras pro segundo andar.