Translate here

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Preparativos para Eid

Henna para Eid
Ao final do mês do Ramadã é celebrado o final do jejum num festival chamado Eid Al-Fitr (traduzindo literalmente do árabe significa o festival de quebra do jejum).

O festival pode durar um, dois ou até três dias dependendo das tradições do país. Aqui em Bahrain dura três dias e é feriado escolar e comercial. O primeiro dia é definido através da visualização da lua crescente no último dia do mês do Ramadã. Caso a lua não esteja claramente crescente ou o céu esteja nublado, a festividade é adiada um dia.

Os últimos dias do Ramadã são bem ocupados com preparativos para o festival. É um costume usar uma roupa nova, então as mulheres compram vestidos chamados jalabiyas e os homens as túnicas e turbantes para a festa.

É preciso agendar com antecendência qualquer atividade em salões de beleza e alfaiates pois eles ficam sobrecarregados com os preparativos para o festival. Todos querem fazer cabelos, henna, ajustar vestidos, túnicas, etc.

Jalabiya para Eid
Comprei um vestidinho novo para o festival. Comprar roupa por aqui é sempre grande desafio pra mim, pois as roupas aqui são bem mais extravagantes que o meu gosto.

É bem comum a aplicação de henna (a mesma que usei para o meu casamento) mas com designs típicos para essa época.
Eu como ADORO henna não pude ficar fora desta. As tias do Ahmed fizeram uma pequena reunião na casa de uma delas para a aplicação de henna. Uma moça é contratada e fica a noite toda aplicando henna nas meninas da família.
Nem todas as meninas gostam de henna, pois tem o cheiro forte quando sendo aplicada e demora de um a dois dias para se atenuar.
Eu como sempre senti o cheiro da henna quando a mamãe pintava o cabelo, nem me incomodo e me divirto com os desenhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala comigo!!!