Translate here

segunda-feira, 13 de julho de 2015

As filhas das arábias

Na volta do Oman para Bahrain, tive que esperar no aeroporto por umas 6 horas. Passei por uma livraria e fiquei pesquisando algum livro pra comprar.
Quase sempre compro livros nas minhas esperas de viagens. Gosto de ler algo escrito por autores regionais ou sobre uma história típica da região.
Nem sempre o livro é extraordinário, mas sigo fielmente o lema de sempre terminar um livro que comecei. Seja devagar ou entediante. Acho que sempre podemos adicionar algo na nossa vida ao terminar um livro. Nem que seja uma nova percepção, uma nova idéia, ou apenas um novo vocabulário.

Encontrei um livro que estava fora da estante dos mais vendidos deste mês. Na prateleira mais abaixo próxima ao chão. Se chamava princesa em inglês. Estava na sessão de não-ficção, estão assumi que se baseava em uma história real de uma princesa, li no verso e se baseava na história de uma da arábia. Comprei e comecei a ler durante a minha espera.
Me cativou desde o começo pois contava a situação das mulheres na Arábia Saudita nos anos 60-70. Mas ao mesmo tempo denuncia várias histórias da realeza. Pensei como este livro poderia ainda estar na prateleira sem ser censurado.

Quase terminei o livro no avião antes de chegar em Bahrain. No primeiro dia em Bahrain estava me segurando pra não ler as últimas páginas. Não gosto quando um livro interessante chega ao fim. Paro de ler e vou fazer lanchinhos ou ver um filme, desculpas pra não ler as últimas páginas. Mas as ultimas páginas chegaram, terminei o livro. Ponto final.
Soube que a mesma autora escreveu duas continuações e logo fui até a livraria procurar os livros. Primeiro procurei nas estantes, nada. Decidi perguntar pra um funcionário e ele disse que não tinha. Perguntei se ia chegar ou nunca teve. Ele disse que o livro esteve disponível no passado mas deu muitos problemas e eles tiveram que tirar das prateleiras.

Imaginei. Censurado é claro. Bahrain vizinho da Arábia Saudita.
Agora eu quero ler as continuações mais que nunca...



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala comigo!!!