Translate here

domingo, 19 de julho de 2015

Eid Mubarak

Eid Mubarak
Finalmente o tão esperado "Eid" chegou depois do mês do Ramadã. Hoje iremos comemorar com um almoço na casa da avó do Ahmed.

Acordamos relativamente tarde e tomamos o primeiro café da manhã em um mês!
Fui rapidinho ao salão fazer uma escova pra domar as madeixas.
Quando voltei, Ahmed já estava vestido com a túnica (thoob) e me apressou pra eu me arrumar.
Eu me considero super rápida pra me arrumar, mas dei uma corridinha. Vesti minha jalabiya (vestido típico), fiz minha maquiagem (!), coloquei minhas jóias (!) e salto alto (! acho que quem me conhece vai achar que todo o post é inventado a partir de agora).

Almoço típico (no chão rsrs)
A casa da avó do Ahmed é relativamente perto e chegamos em 10 minutos. Nem precisava te me apressado tanto, mas tive que manter a tradição de ficar pronta primeiro.

A saudação que se usa para cumprimentar nesta data é o título do post: "Eid Mubarak". Que significa um "Eid" abençoado para você. Lembrando que Eid é o nome do festival, mencionado no post anterior. Outra saudação muito usada é "Kul 'am wa enta bi-khair" que ao pé da letra significa que todos os anos te encontrem com boa saúde. 

O narguilhe aqui se chama Sheesha
Várias tias, tios, primas, primos estavam presentes, uma grande família como a nossa no Brasil. Muitas crianças e alegria pela casa. O almoço foi servido no chão em duas salas, uma para as mulheres e uma para os homens. O prato era arroz com cordeiro e frango com um molho de passas e castanhas. Havia dois tipos de saladas também, mas não é o meu forte. Eu sempre preparo um iogurte ao meu lado caso a comida seja apimentada pra diluir o tempero, mas desta vez estava ao ponto.

As sobremesas não são servidas na mesa imediatamente depois da comida como nós fazemos. A mesa é retirada e uma mesa pequena ou uma outra sala é preparada com chá, café árabe, frutas e doces. Muitas vezes a Sheesha também é preparada pra acompanhar. O café árabe é bem diferente do nosso pois é adicionado cardamomo e açafrão (sim o café é amarelo), normalmente tomado sem açúcar.

Uma tradição do "Eid" é distribuir dinheirinhos entre as crianças, por isso trocamos algumas notas grandes em notas de 500 fils (meio dinar). As crianças mais velhas recebem um pouco mais do que as crianças pequenas, mas no final da noite estão todos contando seus lucros!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala comigo!!!