Translate here

sábado, 8 de novembro de 2014

Preparativos para o Casamento: Shabka

Um exemplo
Uma tradição no casamento árabe é um presente chamado shabka que o noivo dá à noiva antes do casamento. Shabka é um conjunto de jóias, pulseira, anel, colar, brincos, que pode ser de ouro/diamante/pérolas.
Em um casamento mais tradicional, o noivo veste o shabka na noiva durante a cerimônia. Não será o nosso caso, devo estar usando o conjunto desde o começo da festa. Também pode ser usado na noite da aplicação da henna, uma outra tradição que receberá um post mais adiante.
Normalmente o valor agregado do shabka é alto, pois antigamente costumava ser uma poupança/segurança para a noiva em caso de vacas magras. Também não é o nosso caso, pois nosso orçamento não é de realeza.

Fui às compras do shabka no mercado de ouro em Bahrain acompanhada das três irmãs do noivo, mãe do noivo e uma amiga cujo pai tem uma joalheria. A primeira parada foi a joalheria do pai da menina.
Joalheria 
Eu tinha um orçamento e umas ideias na cabeça. Quando vi o mercado fiquei um pouco chocada. Não era nada do que eu pensava, tudo muito grande, extravagante e obviamente fora do orçamento também. "Muito ouro, muito ouro!"
Fiquei meio em pânico e tímida também de falar que não gostava de nada. Todas as lojas pareciam iguais, acho que não vou encontrar nada.
O pai da menina percebeu o meu desespero e descobriu que eu não era árabe. Disse que eu não ia gostar de nada da loja dele mesmo e nos encaminhou para uma loja da região onde os estrangeiros costumam gostar.
Essa loja me pareceu completamente diferente, com mais opções possíveis e assim fiquei mais calma. Gostei de um conjunto simples, experimentei e decidi. Missão cumprida.


Meu Shabka
Experimentando

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fala comigo!!!